Lei n.º 62/2007, art. 75.º n.º 4 b) - Constituem infracção disciplinar dos estudantes: A prática de actos de violência ou coacção física ou psicológica sobre outros estudantes, designadamente no quadro das «praxes académicas».

01
Mai 12

A praxe (дедовшина, Dedovschina) no então poderoso Exército Vermelho. Muito igual à actual Praxe Negra, dos Capas e Batinas:
"Trata-se de um sistema de humilhacões en que os graduados e veteranos submetem os recrutas. Um dos tumores malignos que corroem o Exército Vermelho. A sociedade soviética reduzida a um tamanho de um pelotão ou companhia e vestida de uniforme. E a essência desta sociedade: o mais forte martiriza o mais débil. Como o recruta é o mais débil, os soldados de maior patente ou antiguidade convertem-no num escravo, num pária, num limpa-botas".
Tradução livre, "O Império", Ryszard Kapuscinski (ed. Anagrama, Espanha, 1994)


mais sobre mim
Visitantes

- Objectores -

FREEMUSE - Freedom for Musicians
“Quando fizermos uma reflexão sobre o nosso séc. XX, não nos parecerão muito graves os feitos dos malvados, mas sim o escandaloso silêncio das pessoas boas." Martin Luther King "O mal não deve ser imputado apenas àqueles que o praticam, mas também àqueles que poderiam tê-lo evitado e não o fizeram." Tucídedes, historiador grego (460 a.c. - 396 a.c.)
Na Pista de Outros
Free Global Counter
Google Analytics