Lei n.º 62/2007, art. 75.º n.º 4 b) - Constituem infracção disciplinar dos estudantes: A prática de actos de violência ou coacção física ou psicológica sobre outros estudantes, designadamente no quadro das «praxes académicas».

10
Set 19

Dois exemplos, entre muitos, onde o reconhecimento se mantém ou mantinha.

------

Uma denúncia de praxe abusiva feita no ano passado por sete estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESAC) levou a instituição a proibir as praxes no recinto da escola. O caso está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra e a ESEC tem relações suspensas com a Real Tertúlia Bubones, que gere as praxes no estabelecimento

Segundo o responsável, a comissão de praxe “terá de fazer uma alteração aos seus estatutos e rever o código de praxe” de modo a adotar uma “postura consentânea com os direitos e valores de uma sociedade democrática”.
“Não podemos permitir a violação dos direitos humanos, nem que se baseie na desigualdade ou humilhação”, justifica Rui Antunes.

https://www.asbeiras.pt/2019/09/escola-superior-de-educacao-de-coimbra-proibiu-praxe-apos-denuncias/

-----------------------
Para além da comissão de festas, vais encontrar alunos trajados à tua espera, a comissão de praxe respetiva ao teu curso. Apesar das diversas opiniões sobre a praxe, a escolha de participar é completamente tua. Por mais que os elementos trajados da academia com uma hierarquia superior à tua te possam assustar, não te deves preocupar.

Nos dias das inscrições, a comissão de praxe do teu curso estará, total ou parcialmente, à tua espera do lado de fora. Estes vão querer falar contigo, explicar o conceito da praxe e convidar-te a participar. Sendo esta uma atividade não obrigatória, terás a possibilidade de experimentá-la, ou não, e de desistires quando bem o entenderes.

http://www.comumonline.com/2019/09/es-novo-na-uminho-um-guia-para-o-primeiro-dia-da-tua-vida-academica/

publicado por contracorrente às 14:37

mais sobre mim

- Objectores -

FREEMUSE - Freedom for Musicians
“Quando fizermos uma reflexão sobre o nosso séc. XX, não nos parecerão muito graves os feitos dos malvados, mas sim o escandaloso silêncio das pessoas boas." Martin Luther King "O mal não deve ser imputado apenas àqueles que o praticam, mas também àqueles que poderiam tê-lo evitado e não o fizeram." Tucídedes, historiador grego (460 a.c. - 396 a.c.)
Na Pista de Outros
Free Global Counter
Google Analytics